BLUMENAU

Metálico

TYPE:

CLASS:

CLAN:

GROUP:

SUBGROUP:

PET TYPE:

EST. SHOCK:

INTERPERISM:

PARENTS:

YEAR:

DESCRIPTION:

ACONDRITO

OCTAEDRITO FINO

IVA

-

-

-

BRASIL - SC

1986

Meteorito Metálico Octaedrito Fino IVA, altamente intemperizado.

PETROGRAPHY:

A amostra apresenta-se muito oxidada, lembrando o meteorito de Santa Catarina, onde certas partes não existe nada além de limonita. Nas partes mais preservadas pode-se observar, sem a necessidade de ataque ácido, uma vez que a oxidação penetrou ao longo da interface kamacita – taenita, revelando a estrutura de Widmanstätten de padrão fino (lamela 0,35mm) do grupo IVA. Identificado como um siderito octaedrito, e apesar da semelhança com o ataxito de Santa Catarina são meteoritos distintos. Descrição dada por M. E. Zucolotto.

GEOCHEMISTRY:

-

CLASSIFICATION:

Identificado como um meteorito Metálico Octaedrito Fino IVA, e apesar da semelhança com o ataxito de Santa Catarina são meteoritos distintos.

CLASSIFIERS:

J. T. Wasson (UCLA) e Aumond et al. (1994)

STORY:

Não foi revelado o local nem a data do achado, sabe-se apenas que foi localizada no sul do estado de Santa Catarina. O meteorito recebeu o nome de Blumenau embora não se soubesse onde foi encontrado. Uma amostra do meteorito foi enviado pelo agrônomo Francisco Rzataki à CODISC (Companhia de Desenvolvimento Industrial de Santa Catarina), que a remeteu ao IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Fundação Universidade de Blumenau ) no início do ano de 1986, graças a um convênio realizado entre estas duas Instituições, dentro do programa Análise Mineral Gratuita" mantida pela CODISC. Descrição dada por M. E. Zucolotto.

All information that does not have a specific source were extracted from the Meteoritical Bulletin Database.

All images are copyrighted.